Clique sobre o nome do Laboratório para obter mais informações

 Núcleo de Oceanografia Biológica

 

 

 

 

 

Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira 

Descrição:

O Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira (EVC) desenvolve pesquisas relacionadas com a biologia e a ecologia da vegetação de dunas costeiras, marismas (banhados salinizados), pradarias de fanerógamas submersas marinhas e macroalgas bentônicas ao longo da costa atlântica da América do Sul.

Site: Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Vários microcomputadores, salinômetros de refração, condutivímetros, pHmetros, ORP, Licor, medidor multiparâmetros, destilador-deionizador, refrigeradores, freezers, estufa de secagem, balança analítica, incubadoras, equipamentos de filtração, autoclaves, capela com exaustor e microscópios.

Capacidade de Atendimento: 12 alunos.

Área física disponível: 120 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Crustáceos Decápodes 

Descrição:

O Laboratório de Crustáceos Decápodes (LCD) vem desenvolvendo pesquisas e formando recursos humanos na área de ecologia e pesca de crustáceos desde a década de 70. Atualmente, o laboratório conta com 3 professores doutores do quadro permanente da Universidade, além de 2 pósdoutorandos. As pesquisas desenvolvidas variam desde estudos de taxonomia básica, até a utilização de ferramentas inovadoras, como a biologia molecular para identificação de populações e o uso de sonar de varredura lateral para identificação e quantificação de marcas deixadas no substrato pelas redes de arrastos de fundo. A infraestrutura conta ainda com uma unidade de histologia aplicada a estudos reprodutivos e de determinação de idade, que conta com microscópio de epifluorescência e sistema de captura de imagens. Adicionalmente, o grupo vem desenvolvendo pesquisas na área de caracterização e quantificação dos descartes associados às pescarias de camarão, atividade que vem causando grandes impactos, especialmente nos ambientes costeiros. Uma das principais espécies investigadas é o camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis, que apresenta um ciclo de vida altamente complexo e de difícil entendimento. Nesse sentido, pretende-se desenvolver modelos capazes de prever o recrutamento desta espécie no Estuário da Lagoa dos Patos, utilizando para tal, variáveis biológicas, meteorológicas e oceanográficas. É ainda importante ressaltar, que esta espécie apresenta uma grande importância econômica e social para a região sul do país tornando a sua pesquisa de extrema relevância para o desenvolvimento da região.

Site: Laboratório de Crustáceos e Decápodes.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Sequenciador de DNA, PCR e Microscópio de epifluorescência.

Capacidade de Atendimento: 30 alunos.

Área física disponível: 120 m².

Estruturas adicionais do laboratório:
Container depósito (25 m²) - Utilizado para guardar material.

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton 

Descrição:

O Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton (LEI) iniciou suas atividades no final dos anos 70 sob a coordenação da Dra. Graciela Weiss, que liderou o LEI até 1989. Entre 1992 e 1996, o responsável pelo Laboratório foi o Dr. Chossi Sinque, e atualmente, é coordenado pelo Dr. José H. Muelbert. As atividades de pesquisa estão voltadas a elucidação de aspectos da ecologia de ovos e larvas de peixes no estuário da Lagoa dos Patos, na região costeira adjacente e no Atlântico Sul. O LEI participa do curso de graduação em Oceanologia; do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica; do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica; e do Programa de PósGraduação em Ecologia da UFSC. As pesquisas do LEI tem contribuído para o conhecimento da ecologia descritiva e taxonomia das principais espécies de peixes da região. Novos direcionamentos procuram incrementar o conhecimento destes mecanismos através de estudos de crescimento, mortalidade, dispersão e transporte, e a importância das áreas de baixios para larvas de peixes. O LEI possui intenso intercâmbio com laboratórios em outras instituições nacionais e internacionais, participando do South Atlantic Climate Change Consortium (SACC) patrocinado pelo Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (IAI); do Programa de Ecologia de Longa Duração (PELD); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar (INCT-Mar COI) e, do módulo Zonas Costeiras do INCT-MC e da Rede Clima.

Site: Não disponível.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Microscópios estereoscópicos, sistema de Análise de Imagens, redes de amostragem de plâncton.

Capacidade de Atendimento: 8 alunos.

Área física disponível: 42 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos 

Descrição:

O Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: ecologia de associações e comunidades de ambientes estuarinos de planos lamosos, infralitoral e canais; avaliações de séries de longo prazo na estrutura e dinâmica de macroinvertebrados bentônicos de enseadas rasas estuarinas; ecologia de ambientes de marismas; ecologia de praias arenosas; influência de sistemas atmosféricos sobre a macrofauna de praias; composição e dinâmica de organismos macrofaunais de plataforma continental.

Site: Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: 10 computadores desktop e monitores, 6 microscópios estereoscópicos, equipamentos de amostragem em diferentes profundidades (dragas Van Veen, dragas de arrasto Piccard, estufa (20- 100oC), duas balanças (precisão decimal).

Capacidade de Atendimento: 12 alunos.

Área física disponível: 131 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos 

Descrição:

O Laboratório de Fitoplâncton e de Micro-organismos Marinhos foi fundado em 1984 e, desde então vem sendo desenvolvidos estudos e orientações de Monografias, Dissertações e Teses nas seguintes linhas de pesquisa:

    1. Ecologia do Fitoplâncton e Microorganismos de Ambiente Estuarino, Costeiro e Oceânico;
    2. Taxonomia do Fitoplâncton
    3. Bio-óptica
    4. Quimio-Taxonomia
    5. Microorganismos na Aquicultura
    6. Microalgas potencialmente tóxicas
    7. Biotecnologia de Microalgas

Desde sua criação, o laboratório já formou vários Especialistas, Mestre e Doutores nos Cursos de Graduação em Oceanologia e Ciências Biológicas da FURG e nos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica, Oceanografia Física, Química e Geológica, Aquicultura e Biologia Aquática Continental, da FURG O Laboratório conta com importante infraestrutura instalada e com a atuação dos Professores Clarisse Odebrecht, Virgínia Tavano e Paulo Abreu, além de Pós-Doutorandos, bolsistas técnicos e alunos.

Site: Laboratório de Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Microscopia: a sala de microscopia conta com controle de temperatura e umidade, 04 (quatro) microscópios invertidos (Olympus e Axiovert Zeiss) sendo dois deles equipados com epifluorescência, 01 (um) microscópio de luz transmitida Axioplan Zeiss equipado com epifluorescência e 02 (dois) outros microscópios de luz transmitida e invertida. Quatro microscópios estão equipados com câmeras digitais e analógicas, e a captura de imagens é feita diretamente por computadores acoplados às câmeras, através de uso de programas específicos. Nesta sala, estão disponíveis referências bibliográficas sobre taxonomia de protistas (assinatura de 3 periódicos, livros e separatas). Cultivo de Microalgas: a coleção de microalgas conta atualmente com inúmeras cepas monoespecíficas de microalgas coletadas no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente. Esta coleção é mantida em 08 (oito) câmaras de incubação de microalgas com temperatura e foto periodismo controlados. Fazem parte ainda equipamentos como autoclaves, estufas, fornos de mufla, capela de exaustão e capela de fluxo laminar (para isolamento e manipulação), ultra-freezer -80oC, e recipientes de nitrogênio líquido.

Outros equipamentos analíticos disponíveis são: pHmetros, termosalinômetros, balanças de precisão, oxímetros, ultra-sonificador, centrífuga, ultra-centrífuga, espectrofotômetros de luz visível e UV, material de filtração, fluorímetros Turner TD-700, cromatógrafo HPLC, além de computadores disponíveis para professores e alunos.

Laboratório Úmido: Sala para filtrações, processamento de amostras frescas de campo e análise de nutrientes. Este espaço conta com um estoque de reagentes, vidraria diversa, destilador de água (de vidro), equipamentos de filtração, bombas de vácuo, destilador e purificador de água Milli-Q, refrigeradores e freezers para estocagem de amostras.

Coleção de Amostras: coleção científica de amostras coletadas com rede de plâncton ao longo dos anos, fixadas com formaldeído (4%) e tombadas junto ao Herbário da FURG. O Laboratório dispõe também de um banco de germoplasma, com mais de 60 (sessenta) cepas de espécies de microalgas coletadas na região costeira do Rio Grande do Sul e no Nordeste do Brasil.

Capacidade de Atendimento: 15 alunos.

Área física disponível: 400 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Ictiologia 

Descrição:

O Laboratório de Ictiologia estuda peixes de ambientes marinhos e continentais com foco no tripé Pesquisa, Ensino e Extensão.

Site: Laboratório de Ictiologia

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: O laboratório de Ictiologia possui uma área de 220 m2, sendo 156 m2 para laboratório e gabinetes e 64 m2 para a sala da coleção de peixes. Estão disponíveis os seguintes materiais e equipamentos para coleta e processamento de amostras e análise de dados: 2 lanchas de médio porte (inflável e alumínio), um motor de popa de 25 HP, redes e equipamentos para pesca experimental, refratômetro para salinidade, aparelho digital para medir temperatura da água, oxigênio, pH-Eh e salinidade, câmera fotográfica digital, GPS Garmin 45S, refrigeradores, “freezers”, equipamento cirúrgico para dissecação, vidraria para armazenamento, 3 balanças eletrônicas, 3 lupas estereoscópicas, bancadas para triagem de material e 20 computadores conectados a rede Internet. O laboratório também conta com uma sala dedicada para o pré-processamento (8m²) e pesagem (12m²) de amostras de isótopos estáveis, contendo destilador, forno, mufla, freezer, dessecador, vidraria, bomba a vácuo, balanças de precisão, lupas e microscópios.

Capacidade de Atendimento: 22 alunos.

Área física disponível: 220 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha 

Descrição:

O foco principal das atividades desenvolvidas no Laboratório é a ecologia e conservação de espécies da megafauna marinha, em especial de mamíferos e tartarugas marinhas. Além das atividades de ensino na graduação e pós-graduação, diversos projetos desenvolvidos pelos professores deste Laboratório nos Oceanos Atlântico Sul-ocidental e Austral tem fomentado a formação de recursos humanos e a produção científica de qualidade.

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas são:

    1. Monitoramento dos encalhes destes organismos no litoral do RS
    2. Influência de parâmetros oceanográficos e fisiográficos na distribuição, composição e abundância dos componentes da megafauna marinha em ambientes polares e subtropicais
    3. Interação de tartarugas e mamíferos marinhos com atividades pesqueiras
    4. Ecologia trófica de tartarugas e mamíferos marinhos
    5. Genética populacional de tartarugas e mamíferos marinhos
    6. Ecologia e conservação dos botos no estuário da Lagoa dos Patos. O Laboratório conta com importante infraestrutura instalada e com a atuação dos Professores Eduardo R. Secchi e Luciano Dalla Rosa, além de pós-doutorandos, bolsistas técnicos e alunos de graduação e pós-graduação.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: 5 freezers, 1 geladeira, 1 estufa, 1 micrótomo de congelamento, 1 serra metalográfica, 1 micrótomo de congelamento,1 destilador,1 micro-ondas, 1 microscópio, 2 lupas e 2 computadores.

Capacidade de Atendimento: 22 alunos.

Área física disponível: 65 m².

Estruturas adicionais do laboratório:
Container depósito (32 m²) - Utilizado para guardar material.

Telefones: clique aqui!

Um novo módulo, com a mesma área, está em fase final de construção

Laboratório de Zooplâncton 

Descrição:

O Laboratório de zooplâncton possui um grupo de pesquisa que visa estudar de forma integrada a contribuição do zooplâncton nos processos de transferência de energia para os diferentes níveis tróficos assim como a resposta dos organismos as mudanças devido a alterações químicas, físicas, biológicas e ambientais. Neste contexto, as seguintes linhas de pesquisa serão desenvolvidas:

    1. Monitoramento contínuo do micro e mesozooplâncton
    2. Produção secundária do holo e meroplâncton
    3. Influência de parâmetros químicos, físicos, biológicos e ambientais na distribuição, composição e abundância do holo e meroplâncton
    4. Bioincrustação
    5. Testes de tolerância e Toxicidade de organismos zooplanctônicos
    6. Ecologia e conservação dos botos no estuário da Lagoa dos Análise e processamento de dados do Continuous Plankton Recorder (CPR).

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Atualmente o Laboratório de zooplâncton está subdividido em 4 partes: Sala de cultivo de zooplâncton – Dispõe de sistema de distribuição de água salgada esterelizada para cultivo de microorganismos marinhos com salas climatizadas e incubadoras. Sala de Microscopia – Possui microscópios e lupas estereoscópicas para análise e identificação dos organismos zooplanctônicos assim como equipamentos para contagem de partículas e captura de imagens de organismos zooplanctônicos.Sala de Biomassa – Equipado com estufa, dessecadores e forno muffla para secagem e incineração dos organismos em análises destrutivas de biomassa. Conta ainda com balança de precisão (0,00001 mg) para pesagem dos mesmos. Sala de Processamento e coleções – Equipada com equipamentos utilizados no processamento e subdivisão das amostras, tais como redes, quarteadores do tipo Folsom, Motoda, pipeta de Stempel.

Capacidade de Atendimento: 10 alunos.

Área física disponível: 156 m².

Telefones: clique aqui!

Um novo módulo, com a mesma área, está em fase final de construção

 

 

 

 

 

 Núcleo de Oceanografia Física

 

 

 

 

 

Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina 

Descrição:

O LOCOSTE tem por objetivo o estudo dos processos dinâmicos das águas de áreas estuarinas e de plataforma continental e a forma como esses processos afetam outras áreas da ciência oceanográfica. Esses estudos abrangem, principalmente, o sistema lagunar Patos Mirim e a plataforma continental do Atlântico Sul-Sudoeste, entre Cabo Frio e a plataforma norte da Argentina. Para o desenvolvimento desses trabalhos, são utilizados:

    1. Dados coletados no mar a partir de cruzeiros e de fundeios de equipamentos.
    2. Aplicação de modelos numéricos. Além da importância científica, vários trabalhos apresentam um enfoque aplicado, sobretudo, em questões ambientais e no desenvolvimento sustentável de atividades portuárias.
    3. O LOCOSTE possui intenso intercâmbio com laboratórios em outras instituições nacionais e internacionais, participando do: South Atlantic Climate Change Consortium (SACC) patrocinado pelo Instituto Inter-americano de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (IAI); do Programa de Ecologia de Longa Duração (PELD); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar (INCT-Mar COI) e do módulo Zonas Costeiras do INCT-MC e da Rede Clima. Além disso, está no LOCOSTE a coordenação de duas redes nacionais de pesquisas financiadas pela FINEP. São elas: a Rede de Estudos Hidrodinâmicos, Ecológicos e de Monitoramento de Qualidade Ambiental em Sistemas Aquáticos – REHMANSA e; Gestão e Segurança da Navegação e do Transporte Aquaviário: Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável de Sistemas Marítimos Fluviais - TRANSAQUA.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: : 30 computadores desktop; 2 computadores nucleados de alto desempenho; Equipamentos oceanográficos como: 3 CTD, 7 Termo-condutivímetros, 3 sistemas de monitoramento da qualidade de água, 5 Perfiladores acústicos de correntes, 3 marégrafos digitais, liberadores acústicos, sensor de nutrientes, 1 veículo rebocado por embarcação dotado de um CTD com sensores de oxigênio dissolvido, fluorescência e turbidez e 1 Glider RDI SLOCUM.

Capacidade de Atendimento: 20 alunos.

Área física disponível: 250 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima 

Descrição:

Os pesquisadores do Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima (LEOC) desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de pesquisa são centradas nas áreas principais de Oceanografia Física, Oceanografia de Altas Latitudes, Interação Oceano-Atmosfera, Sensoriamento Remoto e Biogeoquímica Marinha, concentrando-se nas seguintes linhas de investigação: Circulação Oceânica de Meso e Larga Escala, Estrutura e Movimento de Massas de Água, Bio-ótica Marinha, Validação de Modelos e Reanálises Oceânicas, Fluxos de CO2 e Acidificação dos Oceanos. Dois grupos de pesquisas nacionais são coordenados por pesquisadores do LEOC: Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (www.goal.furg.br) e Grupo de Pesquisa Brasileiro em Acidificação dos Oceanos (www.broa.furg.br). O LEOC ainda faz parte de dos INCTs da Criosfera e de Mudanças Climáticas, através do Grupo de Estudo do Gelo Marinho e Oceano Austral e da Rede Clima – Subgrupo Zonas Costeiras, respectivamente. As atividades de ensino concentram-se na orientação de alunos de graduação e pós-graduação, principalmente dos cursos de Oceanologia, Oceanografia Biológica e Oceanografia Física, Química e Geológica. Devido a inter- e multidisciplinaridade das atividades desenvolvidas no LEOC, alunos de outros cursos da FURG podem também atuar no laboratório. As atividades de extensão são desenvolvidas junto à Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil www.apecsbrasil.com).

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: : A maior parte dos equipamentos do laboratório são destinadas às atividades embarcadas, tais como elencamos: 2 sistemas completos de CTD/Rosete e sensores auxiliares, 2 sistemas para fundeios oceanográficos, aparelho para medição da pressão parcial de CO2 mais container laboratório para embarque e diversos sensores de bio-ótica marinha. As instalações ainda contam com 40 estações de trabalho, das quais a maioria possui computadores de alto desempenho disponíveis para uso.

Capacidade de Atendimento: 40 alunos.

Área física disponível: : 502 m² atual (+ 502 m² em construção, o novo prédio será dividido entre o LEOC e o Laboratório de Monitoramento da Criosfera, este permitirá melhor estrutura para as atividades de Dinâmica dos Oceanos e Biogeoquímica através dos laboratórios em construção).

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Dinâmica e Modelagem Oceânica 

 

 

 

Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por Satélites

 

 

 Núcleo de Oceanografia Química

 

 

 

 

 

Laboratório de Hidroquímica 1 

Descrição:

O Laboratório 1 é destinado ao preparo de amostras e à análise de nutrientes (nitrato, fosfato, silicato, amônio e nitrito) em água, além de análise de carbono e nitrogênio em material sólido. O laboratório inclui também diversos equipamentos que possibilitam a realização de diferentes tipos de procedimentos.

Site: Laboratório de Hidroquímica

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Forno Microondas MarsXpress, Analisador de CHNS, Balança Analítica, pHmetros de bancada, Condutivímetro de bancada, Analisador de Mercúrio LUMEX, Espectrofotômetro de UV-Vis GBC, Microcolunas para Nitrato, Sistema RaDeCC (Radioactive Decay Counting) e Capela de exaustão.

Capacidade de Atendimento: 16 alunos.

Área física disponível: 50 m².

Telefones: Laboratório de Hidroquímica

Laboratório de Hidroquímica 2 

Descrição:

O Laboratório 2 é destinado ao preparo de amostras de sedimentos e organismos em geral. Neste laboratório se encontram também equipamentos que possibilitam a produção de água destilada e Milli-Q, entre outros.

Site: Laboratório de Hidroquímica

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Estufas de circulação de Ar, Mufla, Destilador de água e Sistema Milli-Q, Liofilizador Syclon 10 N, Centrífuga e Capela de exaustão.

Capacidade de Atendimento: 9 alunos.

Área física disponível: 27 m².

Estruturas adicionais do laboratório:
Container depósito (30 m²) - Utilizado para guardar material.

Container depósito (22 m²) - Utilizado para guardar material.

Container depósito (9,5 m²) - Utilizado para guardar material.

Telefones: Laboratório de Hidroquímica

Laboratório de Microcontaminantes Orgânicos e Ecotoxicologia Aquática 

Descrição:

Laboratório equipado para o estudo de microcontaminantes orgânicos (hidrocarbonetos, praguicidas clorados, PCBs, compostos polibromados, esteroides fecais e biocidas anti-incrustantes (TBT, Irgarol, Diuron,etc.)) em matrizes ambientais. Os efeitos ambientais destes e de outros contaminantes são avaliados em organismos de campo ou a partir de exposições em laboratório (ecotoxicologia).

Site: CONECO

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino (somente para práticas eventuais não disponíveis no Lab. de ensino)

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados:

    1. 2 un. Cromatógrafos gasoso com detector de massas (CG_EM)
    2. 1 un. Cromatógrafo gasoso com detector de captura de elétrons (ECD) e de chama (FID)
    3. 1 un. Cromatógrafo liquido de alta eficiência com detector UV-VIS e Fluorescência.
    4. 2 un. Balanças analíticas
    5. 1 un. Gerador de nitrogênio
    6. 1 un. Liofilizador
    7. 4 un. Estufas de secagem
    8. 2 un. Mufla
    9. 1 un. Centrifuga de bancada
    10. 1 un.Concentrador tipo Syncore
    11. 2 un. Evaporador rotativo
    12. 1 un. Autoclave
    13. 2 un. Incubadoras tipo DBO
    14. 5 un. Frezzer
    15. 5 un. Geladeira
    16. 2 un. pHmetro digital
    17. 1 un. Oxímetro digital
    18. 2 un. Condutivimetro
    19. 1 un. Destilador
    20. 2 un. No-break 10 kva
    21. 1 un. Gerador de 50 Kva
    22. 2 un. Soprador de ar.

Capacidade de Atendimento: 20-25 alunos.

Área física disponível: 300 m².

Telefones: clique aqui!

Um novo módulo, com a mesma área, está em fase final de construção

Laboratório de Cianobactérias e Ficotoxinas 

Descrição:

Trata-se de um laboratório destinado ao cultivo e manutenção de cepas de cianobactérias e de algas marinhas nocivas, bem como da realização de experimentos de fisiologia vegetal, produção, determinação e testes toxicológicos com cianotoxinas e ficotoxinas. Além disto, através de coletas ambientais atua na caracterização de florações de cianobactérias e estudos específicos de cianobactérias, cianotoxinas e ficotoxinas voltados à biotecnologia, ecotoxicologia, saúde animal e ambiental. O laboratório também é voltado ao monitoramento ambiental oceânico, costeiro, lagunar, em fazendas de cultivos marinhos e em mananciais. Foi criado em 1986 e destina a propiciar o espaço para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisas para os programas de Pós-Graduação do Instituto de Oceanografia. Tem mais de 50 artigos científicos publicados e um valor próximo de dissertações e teses defendidas.

Site: Laboratórios de Cianobactérias e Ficotoxinas

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Dois cromatógrafos liquidos dotados de detectores de UV-DAD, fluorescência, e de massa. Dois espectofotometros monofeixes com UV. Leitores de tiras e de placas para imunoensaios tipo ELISA. Duas estufas incubadoras para secagem e acondicionamento de materiais. Dois equipamentos completos de rotaevaporação com vácuo. Uma centrifuga de balcão de até 6000 rpm, uma microcentrífuga Eppendorf de até 10.000g. Autoclaves, liofilizadores, ultrasonificadores, banho de ultrassom, balanças, peagâmetros, salinômetros, equipamento de purificação de águas e destiladores. Sala de cultivos dotada: Câmara de fluxo laminar, duas estufas incubadoras iluminadas, estufa bacteriológica, estantes de cultivo. Sala de microscopia dotada de 4 microscópios óticos, um microscópio invertido com aquisição de imagens. Seis geladeiras, quatro congeladores, 8 computadores, 3 impressoras.

Capacidade de Atendimento: 12 alunos.

Área física disponível: 120 m².

Telefones: clique aqui!

Laboratório de Ensino em Oceanografia Química 

Descrição:

O LEOquím, como um espaço de desenvolvimento das aulas práticas, busca promover o avanço do conhecimento por meio da melhoria da qualidade das aulas teóricas e práticas, que abarca a produção de material didático digital e impresso, separação de equipamentos, vidrarias e soluções químicas e aplicação dos métodos analíticos em amostras ambientais coletadas pelos alunos. Além disso, o corpo técnico tem atuado no assessoramento dos projetos de extensão (graduação), em que se destacam: a aplicação de metodologias de análise de ferro dissolvido e nutrientes, análise de clorofila e preparação de material de coleta de amostras.

Site: Não disponivel.LEOquím

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

( ) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Balança analítica de precisão; bomba para vácuo; câmara incubadora para DBO; centrífuga de mesa; destilador de água; estufa; estufa bacteriológica; espectrofotômetro; exaustor axial; forno mufla; freezer vertical; projetor multimídia; refrigerador; e, televisor smart tv (50").

Capacidade de Atendimento: 20 alunos.

Área física disponível: 66 m².

Telefones: Não Disponiveis

 

 

 

 

 Laboratório de Educação, Ambiente e Cidadania

 Núcleo de Oceanografia Geológica

 

 

 

 

 

Laboratório de Geoquímica 

Descrição:

O laboratório de Geoquímica é subdividido, conforme estrutura abaixo, em 08 laboratórios e 01 almoxarifado, para melhor atender a necessidade do núcleo.

    1. Sala 01: Laboratório de permanência da Técnica e de recepção, armazenamento e preparo de amostras.
    2. Sala 02: Laboratório de análises químicas I
    3. Sala 03: Laboratório de análises químicas II
    4. Sala 04: Laboratório de cromatografia líquida e gasosa
    5. Sala 05: Laboratório de absorção atômica I
    6. Sala 06: Almoxarifado
    7. Sala 07: Laboratório de absorção atômica II
    8. Sala 08: Laboratório de pesagem
    9. Sala 09: Laboratório de água destilada

Site: Não disponível.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados:

    1. Sala 01: 1 computador conectado a internet, 1 impressora, 1 estabilizador, 2 geladeiras, 1 freezer horizontal, 1 bomba de vácuo.
    2. Sala 02: 2 capelas, 1 centrífuga, 1 banho ultrassônico, 1 bomba de vácuo, 1 agitador com aquecimento, 1 rotaevaporador, 1 banho termostatizado.
    3. Sala 03: 1 capela, 3 estufas, 1 digestor por microondas, 2 chapas aquecedoras, 1 mesa agitadora, 1 agitador horizontal de tubos, 2 mantas aquecedoras, 2 banhos-maria, 1 aparelhagem de extração por soxhlet contendo 12 conjuntos,1 destilador de nitrogênio, 1 digestor de nitrogênio.
    4. Sala 04: 1 cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas, 1 headspace, 1 cromatógrafo líquido, 2 computadores, 1 nobreak, 1 estabilizador, 1 impressora.
    5. Sala 05: 1 espectrofotômero de absorção atômica com chama, forno de grafite a analisador de hidretos, 1 fluorescência atômica, 1 equipamento de água milique, 2 computadores, 1 impressora, 2 estabilizadores.
    6. Sala 06: vidrarias e reagentes em geral
    7. Sala 07: 1 espectrofotômetro de absorção atômica com chama e forno de grafite, 1 computador, 1 estabilizador.
    8. Sala 08: 5 balanças analíticas, 1 espectrofotômetro de UV-VIS, 2 capelas
    9. Sala 09: 1 destilador de vidro para água destilada, 1 equipamento para água de osmose.

Capacidade de Atendimento: As aulas práticas são divididas em duas ou três turmas.

    1. Sala 01: 10 alunos por aula
    2. Sala 02: 10 alunos por aula
    3. Sala 03: 10 alunos por aula
    4. Sala 04: 10 alunos por aula
    5. Sala 05: 10 alunos por aula/li>
    6. Sala 06: Não se aplica
    7. Sala 07: 10 alunos por aula
    8. Sala 08: 10 alunos por aula
    9. Sala 09: Não se aplica

Total: 70 alunos

Área física disponível:

    1. Sala 01: 15 m²
    2. Sala 02: 20 m²
    3. Sala 03: 16 m²
    4. Sala 04: 16 m²
    5. Sala 05: 16 m²
    6. Sala 06: 8 m²
    7. Sala 07: 8 m²
    8. Sala 08: 8 m²
    9. Sala 09: 5 m²

Total: 114 m²

Telefones: Não Disponíveis

Laboratório de Geoprocessamento 

Descrição:

Este laboratório é utilizado para ensino de geotecnologias, seja através de disciplinas específicas dos cursos de graduação e pós-graduação, seja meio de cursos de extensão. Os equipamentos e softwares instalados também são utilizados em pesquisas acadêmicas e /ou atividades de extensão através de convênios. O laboratório possui licenças para usos dos Sistemas de Informações Geográficas ArcGis e Idrisi, além de outros softwares de apoio.

As instalações existentes vinculadas a esses laboratórios são:

    1. Sala 01- sala de aula com 13 computadores conectados à internet e projetor multimídia de alta definição.
    2. Sala 02 - Sala de permanência para estagiários e bolsistas com 6 computadores instalados.
    3. Sala 03 – Sala de controle de rede interna.

Site: Não disponível.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados:

    1. Sala 01: 13 computadores
    2. Sala 02: 06 computadores
    3. Sala 03: 1 computador, uma impressora A3 e um plotter

Capacidade de Atendimento:

    1. Sala 01: 12 alunos por aula
    2. Sala 02: 06 alunos por aula
    3. Sala 03: Não se aplica.

Total: 18 alunos

Área física disponível:

    1. Sala 01: 16 m²
    2. Sala 02: 15 m²
    3. Sala 03: 09 m²

Total: 40 m²

Telefones: Clique aqui!

Laboratório de Geofísica 

Descrição:

O laboratório de Geofísica é subdividido, conforme estrutura abaixo, para melhor atender a necessidade do núcleo.

    1. Sala 01: sala de aula com 13 computadores conectados à internet e projetor multimídia de alta definição.
    2. Sala 02: Sala de permanência para estagiários e bolsistas com duas estações de trabalho e mais 3 computadores.
    3. Sala 03: Sala de permanência professor.
    4. Sala 04: Sala de permanência de professor.

Site: Não disponível.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados:

    1. Sala 01: 13 computadores
    2. Sala 02: 02 estações de trabalho e mais 3 computadores
    3. Sala 03: 1 computador, uma impressora A3 e um plotter

Capacidade de Atendimento:

    1. Sala 01: 12 alunos por aula.
    2. Sala 02: 05 alunos por aula.
    3. Sala 03: 1 professor.
    4. Sala 04: 1 professor.

Área física disponível:

    1. Sala 01: 16 m²
    2. Sala 02: 20,65 m²
    3. Sala 03: 10,15 m²
    4. Sala 04: 10,15 m²

Total: 57 m²

Telefones: Não Disponiveis

Laboratório de Sedimentologia 

Descrição:

Data de fundação 1977, época de construção da Base Oceanográfica. O laboratório basicamente faz análises granulométricas de sedimentos inconsolidados (areias e lamas). Atende principalmente aos cursos de mestrado e doutorado em Oceanografia Geológica, como também a outros mestrados. Realiza estudos sedimentológicos, principalmente para empresas na forma de Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

( ) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Destilador (água). Duas balanças analíticas de precisão; Dois jogos de peneiras para sedimentologia; Duas estufas para secagem de amostras; Duas lupas binoculares; Vidraria em geral (pipetas e provetas); Mesas e balcões para sedimentologia.

Capacidade de Atendimento: Pode receber até 4 alunos para desenvolver pesquisa, entretanto tem sido usado em apoio a disciplinas de graduação e pós-graduação.

Área física disponível: 70 m².

Telefones: Clique Aqui!

 

 

 

 

Laboratório de Morfodinâmica Costeira
Laboratório de Paleocenografia e Palinologia
Laboratório de Monitoramento da Criosfera
Laboratório de Meteorologia

 Núcleo de Gerenciamento Costeiro

 

 

 

 

 

Laboratório de Gerenciamento Costeiro 

Descrição:

O LABGERCO visa contribuir para o uso sustentável das zonas costeiras, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando-se de uma abordagem multidisciplinar e uma perspectiva holística, na qual é reconhecida a complexidade das interconexões entre zonas costeiras e seus usos. A atuação do LABGERCO ocorre tanto no Campus Carreiros como no Campus de São Lourenço do Sul, pelo fato de haver, parte do corpo docente, pertencente a este Laboratório, atuando em ambos os Campi.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Weather Station, Trena de Roda Digital, Walkie Talkie, Trado Amostrador, GPS, Phmetro de Solo, Máquinas fotográficas Digitais Gravador Digital de Som, Workstation , Impressora Laser, Desktops, Data Show, TV digital e Drone.

Capacidade de Atendimento: 15 alunos no campus Carreiros, 15 alunos no campus de São Lourenço do Sul.

Área física disponível: 152 m².

Telefones: Clique aqui!

 Laboratório de Sustentabilidade Ambiental Coorporativa

Descrição:

O Laboratório de Ecologia de Paisagem Costeira da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) compreende um novo espaço de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Oceanografia, que surgiu com o propósito de estudar a composição espacial do ecossistema costeiro e seu comportamento frente às mudanças impostas pela ocupação humana e uso histórico da terra, com vistas ao planejamento e gestão do território.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

( ) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Estação meteorológica WS-600, fabricação Lufft (Alemanha). Sonda Multiparâmetros para a análise de qualidade de água Horiba (Americana). Workstation HP.

Capacidade de Atendimento: 16 alunos.

Área física disponível: 26 m².

Telefones: Clique aqui!

 

 

 

 

 Laboratório Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade 

Laboratório de Ensino e Extensão em Ecodesenvolvimento 

 Núcleo de Recursos Renováveis

 

 

 

 

 

Laboratório de Recursos Pesqueiros Artesanais e Modelagem Ecológica

Descrição:

Neste laboratório realiza-se pesquisa sobre o setor pesqueiro comercial artesanal, tanto sobre a bioecologia dos recursos explorados como a dinâmica da frota e os pescadores (atividades, costumes, conhecimento ecológico tradicional, áreas e artes de pescas utilizadas, uso do pescado, etc.).

Site: Acesse aqui.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: O laboratório conta com computadores para uso do professor, alunos e técnico (total 7), geladeira e freezer para conservação de amostras, bancada com pia para trabalhos menores com amostras, cortadora metalográfica para cortes em estruturas calcificadas de peixes, para determinação de idade, câmera acoplada a lupa, biblioteca com material de referência e planilhas de campo de projetos realizados no passado e presente.

Capacidade de Atendimento: 6 alunos.

Área física disponível: 42 m².

Telefones: Clique Aqui!

Laboratório de Dinâmica Populacional Pesqueira

Descrição:

O laboratório realiza estudos da biodiversidade e da distribuição, biologia e relações ecológicas de peixes demersais e cefalópodes. Avaliação de estoques pesqueiros e do impacto da pesca sobre as populações das principais espécies exploradas. Estudos visando a preservação da biodiversidade e conservação e manejo sustentável do ecossistema marinho. Bioecologia de Cefalópodes.

Site: Acesse aqui.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Dois microscópios estereoscópios triloculares, um com câmera digital acoplada; Dois microscópios estereoscópios binoculares; Um microscópio binocular; Serra metalográfica; Quatro balanças, incluindo uma de precisão (necessita de reparo); Uma geladeira; Três freezers horizontais e um vertical; Cinco computadores de mesa; Duas impressoras laser, uma colorida e uma monocromática e Dois notebooks.

Capacidade de Atendimento: 6 alunos.

Área física disponível: Dois gabinetes e laboratório seco, totalizando 108 m² e um laboraório úmido de amostragem com 45 m².

Telefones: Clique Aqui!

Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos excluir

Descrição:

Esta unidade dedica-se a estudos da dinâmica populacional de pequenos peixes pelágicos e de atuns. Também aborda problemas relacionados com impactos ambientais da maricultura.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: 7 Computadores de mesa; 1 notebook; 3lupas estereoscópica, duas dotadas de sistema de captação de imagens e um microscópio.

Capacidade de Atendimento: 5 alunos.

Área física disponível: 64 m².

Container depósito (15 m²) - Utilizado para guardar material.

Telefones: Acesse aqui!

Laboratório de Hidroacústica Aplicada

Laboratório de Estudos para a Pesca Responsável

 

 

 

 

 

 Estação Marinha de Aquacultura – Núcleo de Aquacultura e Biotecnologia Marinha

 

 

 

 

 

Laboratório de Carcinocultura 

Descrição:

O Laboratório de Carcinocultura está localizado na Estação Marinha de Aquacultura do IO-FURG. O Laboratório foi fundado em 1989 para realizar pesquisas sobre reprodução e cultivo de camarões marinhos. Os professores do laboratório ministram aulas nos cursos de graduação em Oceanologia e Biologia da FURG. Os mesmos ministram aulas nos programas de pós-graduação em Oceanografia Biológica e Aquicultura. A Estrutura do laboratório é utilizada para aulas práticas de ambos os cursos. O Laboratório de Carcinocultura desenvolve pesquisas com reprodução, larvicultura e engorda de camarões marinhos. Anualmente muitos alunos de graduação e pós-graduação realizam experimentos de seus trabalhos de conclusão de curso nas estruturas do laboratório de Carcinocultura. Com isso, muitas tecnologias de cultivo de camarões são geradas e publicadas pelos pesquisadores do laboratório. As tecnologias geradas nas pesquisas são repassadas à comunidade através de cursos de extensão. Anualmente são ministrados cursos para produtores de diferentes partes do país. O laboratório realiza produção de pós larvas de camarões para atender pesquisas e cultivos de camarões marinhos e também para a elaboração de projetos de repovoamento de camarões marinhos. Desde sua criação, o laboratório já formou mais de 30 Mestres e 15 Doutores nos Programa de Pós- Graduação em Aquicultura e Oceanografia Biológica e ajudou, também, a desenvolver mais de 15 trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Oceanologia e Biologia da FURG, resultando em mais de 150 artigos científicos publicados em revistas especializadas.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores; Equipamentos multiparâmetros para análise de qualidade da água de cultivo; Aeradores tipo aquapás; Blowers, Bombas de água, Espectrofotômetro; pHmetros, Oxímetros, Turbidímetro e Microscópios.

Capacidade de Atendimento: 30 alunos.

Área física disponível: 8000 m², Salas de reprodução e larvicultura de camarões marinhos com mais de 400 m² , Salas (3) de produção de alimento vivo para larvas de camarões, Sala experimental com 18 tanques e sistema de recirculação (40 m²), estufa agrícola com 11 tanques experimentais de 35 ton de capacidade cada, estufa agrícola com 2 tanques experimentais de 45 ton de capacidade cada, estufa agrícola com 2 raceways de 250 m² cada um, Viveiros experimentais (9) com área de 600 m² cada um.

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Piscicultura Estuarina e Marinha 

Descrição:

Laboratório para pesquisa de criação de peixes estuarinos e marinhos, com foco nas fases de reprodução, larvicultura, alevinagem e engorda. Aspectos fisiológicos relacionados com estresse, transporte, bem estar e tolerância à fatores ambientais também são estudados.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Sistemas para realização de experimentos com larvas e juvenis de peixes: Oito sistemas de recirculação de água marinha (RAM) com 3 tanques de 300L cada. Dois RAM com 2 tanques de 15 mil L cada. Três RAM com 5 tanques de 1.000 L cada. Quatro RAM com 4 tanques de 50L cada. Um RAM com 24 tanques de 50L. Um tanque (01 mil L) para manutenção de reprodutores de linguado equipado com RAM. Dois RAM com aquários de 50-100L para criação de peixes ornamentais. Cada RAM possui um filtro biológico, um filtro mecânico, um skimmer, um controlador de temperatura, aeração e bomba para movimentar a água. Centrífuga refrigerada Centrifuga para microhematócrito Espectrofotômetro: Leitora de ELISA Fotômetro de chama Microscópio com captura de imagem digital Microscópio Microscópio estereoscópico Ultra-freezer 2 Freezer convencional 5 Refrigerador Analisador portátil de sangue: i-Stat Soprador de ar 2 botijões para nitrogênio liquido 4 incubadoras tipo DBO 3 estufas de secagem de material de laboratório Diversos equipamentos de laboratório, como pipetas e dispensadores automáticos, maceradores de tecido.

Capacidade de Atendimento: 20 alunos.

Área física disponível: O LAPEM é composto por 12 salas com área total de 815 m². Além do espaço para experimentos, o LAPEM também conta com quatro escritórios para pesquisadores e alunos com área total de 85 m².

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Aquacultura Continental 

Descrição:

O Laboratório de Aquacultura Continental (LAC) conta com 3 laboratórios experimentais (caixas de 300 e 70 L em sistema de recirculação), 4 salas de apoio científicos (salas com equipamentos), 3 salas de apoio (manutenção e sala do soprador), sala para os alunos de Pós-Graduação e Graduação, uma sala de aula, duas salas de permanência dos professores, cozinha. No ambiente externo temos 9 viveiros com capacidade de 200 m², revestidos com geomembrana e 4 viveiros externos de 1000 m² sem revestimento de geomembrana. Contamos com uma ponteira para captação de água da lagoa do Saco do Justino, a qual é armazenada em 3 caixas de concreto elevadas (caixa d’água) com um total de 30.000 L. Outro sistema de captação de água do subsolo também é usado.

Site: Acesse aqui.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Espectrofotômetros, centrífuga, balanças de precisão, freezers, soprador de ar, agitador vórtex, moto bombas, bombas submersas, aquecedores, data show, computadores, estufa, triturador de ração.

Capacidade de Atendimento: 20 alunos.

Área física disponível: : 2 hectares.

Telefones: Acesse aqui!

Laboratório de Cultivo de Moluscos 

Descrição:

O Laboratório de Cultivo de Moluscos é parte integrante da Estação Marinha de Aquacultura - EMA, localizado na praia do Cassino, Rio Grande, RS. Suas atividades estão centradas no desenvolvimento de estudos sobre a biologia, sanidade e cultivo de moluscos nativos do Brasil. Os principais objetivos deste laboratório são: Desenvolver tecnologia de produção de larvas do marisco branco (Mesodesma mactroides) em cativeiro. Realizar um levantamento sanitário de M. mactroides habitantes das praias do sul do Brasil; Avaliar a viabilidade da produção de diferentes espécies de moluscos em sistemas integrados de aquicultura.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Sistemas de manutenção e condicionamento de reprodutores; Tanques de indução à desova; Tanques de larvicultura; Tanques de engorda; Sala de produção de microalgas; Filtros UV; Bombas de água; Lupas estereoscópicas e microscópios vários.

Capacidade de Atendimento: 12 alunos.

Área física disponível: : 150 m².

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Qualidade da Água 

Descrição:

O Laboratório destinado a análises químicas de compostos presentes em águas provenientes de cultivo de peixes, camarões e moluscos.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Ar condicionado, balança analítica, 2 espectrofotómetros, capela, bureta digital, dispensador digital, foto-colorímetro,destilador de agua, deionizador, auto-clave, banho maria, Agitador magnético, medidores de pH e oxigênio.

Capacidade de Atendimento: 10 alunos.

Área física disponível: : 35 m².

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Biotecnologia de Halófitas 

Descrição:

O Laboratório de Biotecnologia de Halófitas (BTH) desenvolve pesquisas relacionadas com a preservação de diversidade genética (ex-situ) de halófitas nativas e testes controlados de ecofisiologia e da propagação através de sementes e fragmentos vegetativos, produção de plantas halófitas para projetos de restauração ambiental e fitorremediação de solos salinos ou efluentes salinos, desenvolvimento de cultivares halófitas para agricultura com água salgada.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Estufas/viveiro não climatizadas (160 m²), canteiros de cultivo, tanques-reatores, vários microcimputadores, salinômetros de refração, condutivímetros, pHmetros, ORP, destiladordeionizador, refrigeradores, freezers, estufa de secagem, balança analítica, incubadoras, equipamentos de filtração, capela com exaustor e microscópios.

Capacidade de Atendimento: 10 alunos.

Área física disponível: : 80 m².

Telefones: Acesse aqui!

Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos 

Descrição:

O laboratório de nutrição de organismos aquáticos realiza estudos sobre a buscas de novos ingredientes/alimentos, bem como a determinação de exigências nutricionais de organismos alvos de produção aquícola.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Extrator de lipídios, Determinador de proteínas Mufla Analisador de fibras Estufa com circulação de ar e Calorímetro.

Capacidade de Atendimento: 5 alunos.

Área física disponível: : 50 m².

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Imunologia e Patologia de Organismos Aquáticos 

Descrição:

Doenças em organismos aquáticos, causadas por vírus, bactérias, protozoários e parasitas, além daquelas causadas por deficiências nutricionais ou estresse, constituem um problema constante na aqüicultura. Estas causam perdas econômicas, principalmente em sistemas de cultivo intensivo, em todo o mundo. Neste contexto, a criação de um grupo de pesquisa sobre doenças e imunologia de organismos aquáticos é de suma importância, para compreender e empreender ações ante a presença destas doenças. O Laboratório de Patologia e Imunologia de Organismos Aquáticos (LIPOA) é ligado ao Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O LIPOA tem como objetivo promover e difundir, sob todos os aspectos, o conhecimento sobre doenças e a resposta imune destes animais frente a patógenos, direta ou indiretamente associados aos organismos aquáticos. Inserido no contexto da FURG, instituição comprometida com o ecossistema costeiro, o LIPOA estende a formação e pesquisa na área de patologia e imunologia de organismos aquáticos aos alunos de graduação e pósgraduação, desta e de outras instituições. Além disto, o LIPOA produz, assessora e repassa informações a outros setores da comunidade, acadêmica ou não. O LIPOA participa na produção de artigos científicos e de divulgação, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado, principalmente na FURG. O LIPOA desenvolve atividades científicas e acadêmicas em colaboração com outros setores da própria FURG (Instituto de Ciências Biológicas, Estação Marinha de Aqüicultura, PPG em Aqüicultura, PPG em Oceanografia Biológica, etc) e de outras instituições como: o PPG em Aqüicultura da UFSC, O PPG em Veterinária, da UFRPE. Além disso, o LIPOA está associado com o LANAGRO - Laboratório Nacional Agropecuário - para diagnóstico de doenças de notificação obrigatória, que figura no código de doenças de organismos aquáticos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Processador automático de tecido LUPE PT 05 Micrótomo LUPETEC MRPO3 Dispensador de parafina Placa refrigerada LUPETEC PR 01 Placa aquecedora Modelo 186 FANEM Estufa DeLeo digital Microondas Consul Banho Histológico LUPETEC Equipe de imunohistoquimica Sistema de detecion de apotptosis (TUNEL) Microscopios NIKON vários modelos e um Fotomicroscopio Zeiss Primo Star com acamra Axio Cam ERc 5C

Capacidade de Atendimento: 15 alunos.

Área física disponível: : 58,50 m².

Telefones: Não disponivel!

Laboratório de Avaliação de Impactos da Aquacultura 

Descrição:

Laboratório montado para determinar possíveis impactos ambientais relacionados à atividade de aquacultura, sendo estas desenvolvidas em mar ou no continente.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores, Espectrofotômetro para analises de nutrientes, Bloco digestor para analises de nitrogênio e carbono total, Fluorímetro para determinação de clorofila- e outros pigmentos, Medidores de pH e oxigênio, Ultra freezer, Estufa de ventilação forçada, Desumidificadores, Ar condicionado, Sistema de filtração de agua para 12 amostras simultâneas, Balança de precisão, Medidor de velocidade e direção de correntes (ADCP), Draga para coleta de sedimento, Garrafas Niskin para coleta de água, Sistema de filmagem subaquática até 40 m, Jogo de peneiras para sedimento, Equipamentos de mergulho, Lupas, Microscópios com e sem câmera, Medidores multiparâmetros, Motor de popa para bote inflável com capacidade para 5 pessoas e uma Estufa agrícola experimental com 6 tanques de 15 ton e 12 tanques de 4,5 ton de capacidade (sistema multitrófico).

Capacidade de Atendimento: 15 alunos.

Área física disponível: : 250 m².

Telefones: Não disponivel!

 

 

 

 

Laboratório de Aquicultura de Bivalves 

 Laboratórios de Ensino

 

 

 

 

 

Laboratório de Oceanografia Biológica I (Ensino)

Descrição:

Este laboratório destina-se às atividades práticas das disciplinas da área biológica da Oceanografia que tratam dos macroorganismos marinhos (peixes, tartarugas, aves e outros geralmente de médio e grande porte).

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

( ) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Microscópios ópticos e Microscópios estereoscópicos.

Capacidade de Atendimento: Até 20 alunos, dependendo das atividades propostas.

Área física disponível: 69 m².

Telefones: Não Disponiveis

Laboratório de Oceanografia Biológica II (Ensino)

Descrição:

Este laboratório é um laboratório de microscopia que se destina às atividades práticas das disciplinas da área biológica da Oceanografia, que tratam dos microorganismos (microalgas, microcrustáceos, e vários outros microinvertebrados) e macroorganismos como invertebrados e macroalgas, cujo estudo utiliza partes da estrutura destes organismos ou de seus tecidos, que são visualizados mediante o uso de microscópios.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

( ) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: Microscópios ópticos, Microscópios estereoscópicos e equipamento para filtragem de amostras de fitoplâncton.

Capacidade de Atendimento: Até 30 alunos, dependendo das atividades propostas.

Área física disponível: 112 m².

Telefones: Não Disponiveis

Laboratório de Ecologia Molecular Marinha (Ensino)
Laboratório de Poluição Marinha (Ensino)
Laboratório de Geologia e Paleontologia (Ensino)

Descrição:

O laboratório de Geologia e Paleontologia é de suma importância para o ensino de disciplinas de Geologia e Paleontologia em diferentes Cursos da FURG. Além do ensino, o Laboratório conta com uma coleção Paleontológica de mais de 5000 exemplares, distribuídos em 21 grupos taxonômicos. Dentre estes grupos taxonômicos, estão representadas a megafauna sul americana, que ocupava a região do sul do Brasil e América do Sul até cerca de 10 ka, como as Preguiças e Tatus Gigantes. A fauna marinha fóssil também é muito bem representada, com peixes ósseos e cartilaginosos, mamíferos e répteis marinhos, além de invertebrados marinhos. Além dos restos corporais, estão depositados, na coleção de paleontologia icnofósseis, como galerias de corruptos e moldes de tocas de Tuco-tucos. A vasta coleção paleontológica é visitada por pesquisadores de outras Universidades brasileiras, como a UFRGS e a UNIRIO, além de instituições estrangeiras, como o Museo de La Plata, na Argentina e a Universidad de La Republica, do Uruguai.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

(X) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: 10 lupas e 2 microscópios petrográficos, 1 data show e um desktop

Capacidade de Atendimento: 20 alunos.

Área física disponível: 20 m².

Telefones: Não Disponivel!

Laboratório de Sedimentologia e Geoquímica (Ensino)

Descrição:

Laboratório para análises sedimentológicas gerais, que atende à demanda da disciplina de Sedimentologia para Oceanologia. Além desta, a disciplina de Geoquímica Marinha também utiliza suas instalações para aulas práticas, onde realiza identificação de rochas e testes geoquímicos simples para demonstração aos alunos. Como este laboratório conta com infraestrutura hidráulica e estufa para secagem de material, ele é usado para o desenvolvimento de atividades de extensão, lavagem de material proveniente de saídas de campo desenvolvidas com alunos do curso de graduação em Oceanologia e na confecção de réplicas de fósseis da megafauna gaúcha, em parceria com o Laboratório de Geologia e Paleontologia.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

( ) Pesquisa

(X) Extensão

Principais equipamentos instalados: 3 balanças analíticas; 3 estufas; 8 microscópios estereoscópios; 1 forno mufla; 1 destilador água Tipo Pilsen e 3 jogos de peneiras para sedimentologia.

Capacidade de Atendimento: 15 alunos.

Área física disponível: 62 m².

Telefones: Não Disponivel!

Laboratório de Química Ambiental (Ensino)

Descrição:

O Laboratório de Ensino de Química Ambiental (LEQuiA) foi idealizado em 2010 junto com a criação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus de São Lourenço do Sul pelo Instituto de Oceanografia. O LEQuiA atende as atividades de ensino do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental especialmente no que concerne as disciplinas de Química Ambiental e Equipamentos de Avaliação Ambiental. No entanto, com a ampliação do Campus de São Lourenço do Sul e implementação de novos cursos, a saber: Bacharelado em Agroecologia e Educação no Campo com ênfase nas Ciências Naturais e Ciências Agrárias, foi necessário o compartilhamento desse laboratório com demais cursos do Campus. Atualmente, as atividades desenvolvidas no LEQuiA são exclusivamente voltadas para o ensino, mas em um futuro bastante próximo espera-se que esse laboratório também possa ser palco para o desenvolvimento de atividades de pesquisa a serem realizadas pelos alunos de iniciação científica do curso, especialmente àquelas relacionadas às áreas de atuação do gestor ambiental, sobretudo no que concerne a qualidade das águas e seu monitoramento.

Site: Não disponivel.

Atividades desenvolvidas:

(X) Ensino

( ) Pesquisa

( ) Extensão

Principais equipamentos instalados: O laboratório conta com diversos equipamentos entre eles: espectrofotômetro, sonda multípara métrica, balanças digitais analíticas, chapa aquecedora, capela de exaustão, mufla, estufa, geladeira, freezer, chuveiro de emergência com lava olhos.

Capacidade de Atendimento: 60 alunos.

Área física disponível: 57 m².

Telefones: Clique aqui!

Laboratório de Geotecnologias (Ensino)

 

Laboratório de Física (Ensino)

Laboratório de Equipamentos em Avaliação Ambiental (ensino)